quarta-feira, 31 de julho de 2013

As Virtudes dos Salvos em Cristo

AS VIRTUDES DOS SALVOS EM CRISTO

Quando lemos o texto de Filipenses 2.12,13, onde Paulo declara que os crentes devem operar a sua salvação, mas que Deus é quem opera o querer e o efetuar, devemos ter cuidado para não nos cairmos no extremismo. Se ressaltarmos apenas o verso 12, poderíamos pensar que a salvação é realizada unicamente por nossos esforços, o que é totalmente falso (este pensamento caracteriza o pelagianismo, que foi condenado como herege pela igreja). Se, por outro lado, enfatizarmos apenas o verso 13, poderíamos pensar que não devemos fazer absolutamente nada para sermos salvos e vivermos uma vida santa. Devemos esperar totalmente em Deus, que ele nos salve e nos mantenha longe do pecado.
O verdadeiro ensino de Paulo está no equilíbrio: A salvação vem de Deus, que dá ao homem a condição de crer em Jesus, não resistindo à graça divina, e a permanecer na fé, mas que este homem deve procurar viver uma vida de tal maneira que agrade a Deus. E a capacidade para isto vem da própria graça de Deus. Este é o ensino arminiano.
A Declaração Remonstrante, documento de origem do arminianismo declara nos seus pontos centrais: “Que o homem não podia obter a fá salvífica de si mesmo ou pela força de seu próprio livre arbítrio, mas necessitava da graça de Deus, através de Cristo, para ser renovado no pensamento e na vontade (Jo 15.5)”;
“Que esta graça foi o início, o desenvolvimento e conclusão da salvação do homem, de forma que ninguém poderia crer nem perseverar na fé sem esta graça cooperante, e consequentemente todas as boas obras devem ser atribuídas à graça de Deus em Cristo”;
“Que os verdadeiros cristãos tinham força suficiente, através da graça divina, para enfrentar Satanás, o pecado, o mundo, sua própria carne, e a todos vencer, mas que se por negligência eles pudessem apostatar da verdadeira fé, perder a felicidade de uma boa consciência e deixar esta graça, tal assunto deveria ser mais profundamente investigado de acordo com as Escrituras Sagradas”. (OLSON, Teologia Arminiana, pg. 41).
Armínio, na sua obra “Declaração de Sentimentos”, afirma: “Em seu estado pecaminoso e caído, o homem não é capaz, de e por si mesmo, quer seja pensar, querer ou fazer o que é, de fato, bom, mas é necessário que seja regenerado e renovado em seu intelecto, afeições ou vontade e em todas as suas atribuições, por Deus em Cristo, através do Espírito Santo, para que seja capaz de corretamente compreender, estimar, considerar, desejar e realizar o que quer que seja verdadeiramente bom. Quando ele é feito um participante dessa regeneração ou renovação, eu considero que, uma vez que ele é liberto do pecado, ele é capaz de pensar, desejar e fazer o que é bom, mas entretanto, não sem a contínua ajuda da graça divina” (OLSON, Teologia Arminiana, pg. 53).
Então vemos que o arminianismo não crê num sinergismo onde o homem faz a sua parte e Deus a dele. Crê que Deus toma a iniciativa e dá ao homem toda a condição para crer, pela graça. O homem apenas não resiste à esta graça e aceita o que Deus lhe oferece, pela fé. O homem deve permanecer crendo em Cristo para sua salvação e, mesmo para o regenerado, a condição de permanecer vem da graça. A capacidade de aceitar a graça vem da própria graça divina.
Se acreditarmos que a capacidade de perseverar vem de nós, fruto da nossa disciplina, em “pagar o preço” na oração, estudo da Bíblia, jejum, etc, estamos caindo no pelagianismo e negando a plena necessidade da graça divina.
Não devemos entender que “a operação do Eterno habilita qualquer pessoa à salvação através da iluminação do Evangelho (Jo 1.9)” – ponto 3 da lição 5, como se toda a obra do Espírito Santo em nós fosse apenas a capacitação do nosso entendimento, mas que a vontade para fazer o bem é natural do homem, pois este ensino caracteriza o semipelagianismo, que também foi considerado herege pela igreja.
A obra do Espírito Santo é muito mais do que apenas no entendimento humano. Ele habilita o homem caído, pela graça divina, a ouvir, entender e aceitar o evangelho, dando-lhe a capacidade de não rejeitar a graça que lhe é oferecida.
No entanto, como esta graça, quanto à seu modo de operar, é resistível, há muitas exortações na Palavra, a que o homem não se afaste de Cristo, persevere crendo e prossiga para o alvo para o qual o Senhor nos chamou: Cristo.
Não devemos, pois entender que as virtudes dos salvos são qualidades morais naturais deles, ou o poder de fazer o bem que eles apresentam, mas que toda a virtude vem de Deus. É Ele, e apenas Ele que nos capacita a fazer o bem, pela graça, mesmo para os salvos.
                                                                                                                       Ev. Kleber Maia

segunda-feira, 29 de julho de 2013

Confissão de Pecados

Tema do culto de doutrina na Assembleia de Deus no bairro de Gramoré, em Natal / RN.

Clique aqui para baixar os slides.

Clique aqui para ver o vídeo.

Pr. Kleber Maia

quinta-feira, 18 de julho de 2013

A Graça de Deus

Tema do culto de doutrina na Assembleia de Deus no bairro de Gramoré, em Natal / RN.

Para ver o vídeo, clique aqui.

Para baixar os slides, clique aqui.

Pr. Kleber Maia

sábado, 6 de julho de 2013

O Perigo do Escândalo

Tema do culto de doutrina no dia 04/07/13, na Assembleia de Deus no bairro de Gramoré, em Natal / RN.

Para baixar os slides, clique aqui.

Para assistir o vídeo, clique aqui.

Pr. Kleber Maia

quinta-feira, 4 de julho de 2013

Por que estudar Filipenses

Razões Por que se Deve Estudar Filipenses

A busca da "tranquilidade" está sempre ativa - e com que impulso! Para se conseguir a paz de espírito, só os norte-americanos consomem toneladas de tranquilizantes. Não só recorrem às drogas, mas também buscam alívio nos livros. Estes têm-se transformado em best-sellers da noite para o dia, alcançando, numa só tiragem, centenas de milha­res de exemplares. Os que os leem são induzidos ao processo de lava­gem cerebral, e começam o dia dizendo a si mesmos:
"Que manhã maravilhosa é esta! Que pessoa (ou esposo) excep­cional eu tenho! Que filhos encantadores! Que lanche saudável e deli­cioso me aguarda! Que patrão simpático eu tenho em meu trabalho!"
Tais "pacificadores", porém, podem fazer mais mal que bem. Eles suscitam as seguintes objeções:
Primeiro, sempre que a suavização da mente deixa de ser compatí­vel com a realidade, a paz de espírito que daí resulta deixará de ter um efeito duradouro.
Segundo, de todos, o mais obstinado é o pecado. Nenhuma quanti­dade de estímulos ou "pensamentos positivos" é capaz de removê-lo.
Terceiro, a única paz que merece tal nome é a paz com Deus, e esta não pode ser manipulada.
Quarto, os que confiam em tranquilizantes, sejam livros ou com­primidos, podem estar partindo da falsa pressuposição de que o desas­sossego espiritual ou o conflito interior é um mal em si mesmo. Mas, com certeza, é muito melhor encarar a realidade de frente do que ten­tar escapar-se dela. A fuga nos leva à apatia espiritual. Confrontar os próprios fatos é o único caminho que nos leva à "paz com Deus, que excede todo o entendimento."
Ora, se alguém deseja saber como se pode obter esta paz ou tranquilizante real, tanto de coração como de mente, deve então buscá-la naquela epístola que contém precisamente a expressão que foi citada acima (Fp 4.7). Esta pequena gema de quatro brilhantes capítulos projeta a figura de um homem que descobriu a verdadeira paz. Ele descobriu o tesouro mais precioso de toda a vida. Ele é "o homem mais feliz do mundo". Ouvimo-lo dizer, nesta epístola: "Regozijem-se sempre no Senhor. Outra vez lhes digo: Regozijem-se."
"Digo isso não por causa da pobreza, porque aprendi a viver con­tente em toda e qualquer situação. Tanto sei estar humilhado, como também ser honrado; de tudo e em todas as circunstâncias já tenho experiência, tanto de fartura, como de fome; assim de abundância, como de escassez; tudo posso naquele que me fortalece. Recebi tudo, e tenho em abundância; estou suprido ..." (4.11-13,18).
E este homem que aprendera o maior segredo da vida era um pri­sioneiro em Roma, olhando de frente sua possível morte por execução!
Portanto, as razões porque se deve estudar a epístola aos Filipenses sãos as seguintes:
1.        Ela nos revela o segredo da verdadeira felicidade. E como tal felicidade pode ser alcançada está claramente expresso nesta carta.
2.        Ela nos revela o homem que descobriu o segredo. Filipenses é a mais pessoal de todas as epístolas de Paulo. Esta característica se en­trevê também em 2 Coríntios, em 1 Tessalonicenses e em Filemom. Contudo, em nenhuma delas vemos a personalidade real de Paulo, abrin­do seu coração para aqueles a quem ele ama profundamente.
3.        Ela nos revela o Cristo que ensinou o segredo. E aqui (em Fili­penses) que conhecemos a Cristo como nosso Padrão e Ajudador, na grandeza de seu amor condescendente (Fp 2.5-11; 4.13).


Que coração maravilhoso, que personalidade rica e multilateral era a de Paulo. Vemo-lo, antes de tudo, como um servo feliz de Cristo Jesus: "Paulo e Timóteo, servos de Cristo Jesus ... Dou graças a meu Deus por tudo que recordo de vocês, fazendo sempre, com alegria, súplicas por todos vocês, em todas as minhas orações ..." (Fp 1.1,3,4).
Logo em seguida, o vemos como um prisioneiro otimista (prisio­neiro do Senhor, é claro!): "Quero ainda, irmãos, cientificar-vos que as coisas que me aconteceram têm antes contribuído para o progresso do evangelho ... e a maioria dos irmãos, estimulados no Senhor por minhas algemas ..." (Fp 1.12,14).
Mais tarde, o vemos como um humilde portador da cruz: "... mas por humildade, considerando cada um os outros superiores a si mes­mo. Tenham em si o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus ... a si mesmo se humilhou ... Entretanto, mesmo que seja eu oferecido por libação sobre o sacrifício e serviço de sua fé, alegro-me e com todos vocês me congratulo" (Fp 2.3,5,7,17).
Depois o vemos como um administrador solícito: "Espero, po­rém, no Senhor Jesus, mandar-lhes Timóteo o mais depressa possível, a fim de que me sinta animado também, tendo conhecimento de sua situação. No entanto, Julguei necessário enviar-lhes Epafrodito, por um lado, meu irmão, cooperador e companheiro de lutas; e, por outro, seu mensageiro e seu auxiliar em minhas necessidades" (Fp 2.19,25).
Então o vemos como um idealista infatigável (e nesse sentido um perfecionista): "Não que eu o tenha já recebido, ou tenha já obtido a perfeição; mas prossigo para conquistar aquilo para o que também fui conquistado por Cristo Jesus ... mas uma coisa faço, esquecendo-me das coisas que para trás ficam, e avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus" (Fp 3.12-14).
E ainda o vemos como um pastor de tato: "Rogo a Evódia, e rogo a Síntique que pensem concordemente, no Senhor. ... peço que as au­xilie, pois juntas se esforçaram comigo no evangelho ..." (Fp 4.2,3).
E finalmente o vemos como um recipiente agradecido: "Todavia, vocês fizeram bem, associando-se em minha tribulação. Recebi tudo, e tenho fartura; estou suprido, desde que Epafrodito me passou às mãos o que veio da parte de vocês, como aroma suave, como sacrifício acei­tável e aprazível a Deus" (Fp 4.14,18).
Dois itens a mais devem ser acrescentados, na mesma conexão: Primeiramente, as diversas facetas da rica personalidade de Paulo, os múltiplos campos em que ela se desenvolve, coincidem. Nenhuma de­las pode separar-se de nenhuma das outras. O mesmo homem que es­creve como um servo feliz de Jesus Cristo é também o prisioneiro oti­mista, o humilde portador da cruz, etc. Portanto, na disposição do con­teúdo da epístola, o nome pelo qual Paulo é caracterizado, seja qual for a seção, não é feito de maneira rígida, mas simplesmente de maneira enfática.
Em segundo lugar, do princípio ao fim nossa atenção precisa con­centrar-se não apenas na pessoa de Paulo, isoladamente, mas conside­ra-la em relação com seus mui amados filipenses. Tenhamos presente zcomunhãol
Assim entendido, o conteúdo desta carta genuína pode ser suma-nada como segue:
O apóstolo Paulo derrama seu coração sobre os filipenses, a quem elogia de maneira sublime e ama de modo profundo.


Extraído de HENDRIKSEN, William. Comentário do Novo Testamento - Efésios e Filipenses. São Paulo: Cultura Cristã, 2005, páginas 353, 354, 396, 397.