terça-feira, 11 de outubro de 2011

Princípios de administração em Neemias

"Muitos escritores tentaram colher lições espirituais do significado real (ou imaginado) dos portões. Em vista das incertezas dominantes, a maioria dos comentaristas modernos se restringe a comentar os fatores físicos da cidade. Veremos que surgem princípios de importância vital. Destes princípios aprendemos o segredo do sucesso de Neemias". BARBER, Cyril. J. Neemias e a dinâmica da liderança eficaz. São Paulo: Vida, 1982. pág. 43ss.

Quem preferir abordar princípios a portas, veja abaixo alguns princípios de administração em Neemias.


Fórmula para o sucesso

Temos no capítulo 3 de Neemias uma larga lista de nomes. Somos tentados a virar a página e continuar a leitura da história no capítulo 4. Mas este capítulo 3 contém preciosos princípios, uma verdadeira fórmula para o sucesso.

Dinâmica:
Dividir a classe em 4 grupos, com um coordenador para cada grupo. O grupo deve analisar o capítulo 3 e anotar os princípios e lições que conseguir extrair. (10 min)
Após; cada líder deve expor à igreja suas conclusões. (10 min)

Princípios de Sucesso:

1- Coordenação e planejamento de tarefas

As pessoas estão distribuídas por toda a extensão da muralha que circunda a cidade. Elas estão justapostas e trabalham cada grupo lado a lado. E “depois dele” ou “ao seu lado”, é a frase frequente no texto.
Cada grupo sabia onde devia estar. Sabia qual era a sua responsabilidade e o que se esperava dele; se apenas reparos ou a construção desde os alicerces.

2- Coordenação e Racionalidade

Uma frase comum no capítulo é “Defronte de sua casa”. Neemias aproveitava as facilidades. Não tinha gente cruzando a cidade para ir trabalhar. Isso implica em ganho de tempo e aumento de eficiência.
Trabalhando perto da casa, Neemias facilitou o acesso à alimentação, a água e a segurança da família.
Se houvesse algum ataque por parte dos seus inimigos, a preocupação de cada homem, seria por sua própria família. Isso aliviava cada operário de ansiedade desnecessária.

3- Cooperação

Neemias conseguiu juntar homens de diferentes lugares e ocupações e motivá-los à execução de uma tarefa árdua.
Encontramos trabalhando nos muros: Sacerdotes, levitas, chefes de distritos, ourives,  perfumistas, guardas, agricultores e mulheres.
3.12- Ao fazer suas rondas Neemias não pode deixar de notar que Salum era auxiliado por suas filhas.
Estas jovens mostraram que não tinham medo de fazer o trabalho pesado.
3.5- Neemias não conseguiu cooperação total. A elite de Tecoa recusou-se a participar. Mas Neemias trabalhou com os que estavam dispostos e foram tão esforçados que quando terminaram sua primeira tarefa , foram para outra secção do muro trabalhar. (vide verso 27)
Enfim, a reconstrução das muralhas de Jerusalém, foi uma grande obra feita a muitas mãos.
Cyril J. Barber afirmou: “A base de toda a liderança eficaz é a coordenação correta das atividades de todos os envolvidos”
B.C. Forbes afirmou: “Sucesso se escreve com as letras: “Trabalhando em equipe!”. Foi o que Neemias conseguiu.

4- Reconhecimento:

Dar aprovação às pessoas pelos seus esforços honestos é uma das chaves mais valiosas para o sucesso nas relações humanas.
Neemias era rápido em notar e apreciar o zelo e o esforço daqueles que trabalham com ele.
Vivemos numa época de despersonalização, e em muitas empresas os funcionários são apenas números.
O reconhecimento dado por um líder aos seus subordinados cria um sentimento de participação, de pertencer. O elenco de nomes do capítulo 3 indica que Deus também não se esquece dos que cooperaram em seus projetos. São passados 2400 anos e seus esforços ficaram imortalizados na Palavra de Deus!

O principio da Simplificação:

Richard J. Wylmar disse que uma das características universais de liderança de sucesso é a simplificação; isto é, a capacidade de reduzir os problemas a proporções menores. Neemias usou este recurso, dividindo o muro em cerca de 40 segmentos. Cada líder e seu grupo assumiu uma seção do muro. O que era antes uma situação complexa tornou-se relativamente simples quando subdividida.

Muitos dos nossos problemas não são resolvidos porque visualizamos o “todo” e queremos solucionar esse “todo”, e nada fazemos para secionar o problema e começarmos a agir.

BIBLIOGRAFIA

BARBER,Cyrill J. Neemias e a Dinâmica da Liderança Eficaz. Vida: São Paulo, 1982.
GETZ, Gene. Neemias, Um Modelo de Liderança. Mundo Cristão: São Paulo, 2003.
SWINDOLL, Charles. Liderança Em Tempos de Crise. Mundo Cristão: são Paulo, 2004.
MAXWELL, John C. As 21 Irrefutáveis Leis da Liderança. Mundo Cristão: São Paulo, 2000.


Para ver todo o livro, clique aqui.